Perguntas Frequentes (FAQs)

Perguntas Frequentes (FAQs)

Porque devo me filiar?

O Sindicato é uma ferramenta importante para todos os trabalhadores. É a partir das campanhas salariais que as trabalhadoras e trabalhadores organizados em seu sindicato negociam condições melhores de trabalho. Todas as conquistas que adquirimos até hoje foi através da luta de nosso sindicato.

A média dos trabalhadores sindicalizados no Brasil é de 30%, o Simpere tem mais de 75% da categoria filiada, isso é um percentual muito alto para média. Um sindicato que tem muitos filiados tem um peso maior na negociação junto a prefeitura.

Logo se filiar ao seu sindicato só favorece a luta pelos seus interesses.

Como posso me filiar?

Baixe a ficha de filiação, preencha todos os campos e assine o documento para confirmar sua filiação. Depois entregue na sede do sindicato ou a qualquer diretor do sindicato.

Ou pelo APP na tela inicial através do botão “Filie-se”.

Quais os direitos do professor sindicalizado?

Os filiados são as professoras e professores que decidem o caminho que o sindicato irá traçar para alcançar seus objetivos. Com direito a voz e voto, o filiado pode decidir desde como vai ser um ato até as pessoas que iram compor a diretoria do sindicato.

Para além disso o Simpere realiza várias atividades sócio cultural como o Bloco do Simpere no carnaval, o Forró do Professor e o dia do professor. O filiado tem acesso a essas festas apenas apresentando o contra cheque e os brindes de cada evento.

Outro benefício é atendimento jurídico. O Sindicato possui três assessorias jurídicas a disposição de seus filiados. Mais informações veja a página do Serviço Jurídico.

Quais deveres do professor sindicalizado?

Como um sindicato democrático  o maior dever de seu filiado é participar da vida política do seu sindicato. São vários os níveis de organização que o filiado pode participar como: Reunião de Base que acontece quando os diretores visitam as escolas, outro organismo é a Plenária de Delegados de base, que junta os representantes eleitos nas escolas. A instância máxima de organização são as Assembleias Gerais que acontecem quase que mensalmente.

Outro dever do filiado é a contribuição de 1% do salário. Nossa luta precisa ser financiada pelos próprios trabalhadores. Como diz o ditado popular, quem paga a banda escolhe a música, por isso fazemos questão de sermos independentes financeiramente.

Sou aposentado. Posso me sindicalizar?

Sim. Na verdade o docente que já é filiado enquanto está na sala de aula, quando ele se aposenta continua filiado. Mas caso você seja aposentado e ainda não seja filiado pode se filiar acessando a Ficha de Filiação.

Sou professor CTD. Posso me sindicalizar?

Infelizmente não. O modelo de Contratação Temporária é uma forma de precarização do trabalho, incluindo aí o direito a organização. Não que o sindicato seja contra os professores CTD, mas a nossa luta é pelo Concurso Público para que essas professoras e professores que estão nessa situação possam melhorar suas condições de vida.

Qual piso salarial da rede do Recife atualmente?

Quero denunciar uma situação na escola em que trabalho. Como devo proceder?

Primeiro é importante dizer que a sua denúncia pode ser anônima ou não. O Simpere tem a preocupação de manter a segurança se sua categoria. Mas caso se sinta a vontade de se identificar, não tem problema, até facilita na apuração da denúncia.

O Sindicato tem um canal específico de denúncia que pode ser acessado por aqui (Link do APP)